OUÇA PELA RÁDIO DIFUSORA DE ITUMBIARA "PLANTÃO POLICIAL" APRESENTAÇÃO JULIANO MORAIS !!!!!!!!
Home » » Secretaria de Agricultura auxilia pequenos produtores rurais a fazerem silagem

Secretaria de Agricultura auxilia pequenos produtores rurais a fazerem silagem

Postado Por: Unknown As quinta-feira, 7 de março de 2013 | 16:45:00


Pasta obedece aos critérios de baixa renda, agricultura familiar e atende aos fazendeiros que não possuem maquinários. Cronograma é da Secretaria de Agricultura 

 

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento começou a cumprir cronograma de auxílio aos pequenos produtores rurais de Caldas Novas. A região do Sapé, zona rural do município, começou a ser atendida a partir da última segunda-feira, 4 de março, com tratores para confecção de silagem para o gado. 

Os produtores atendidos são de baixa renda, não possuem nenhum tipo de maquinário, e se enquadram no parâmetro de agricultura familiar. A silagem é uma espécie de completo alimentar para o gado, que é preparado meses antes do período de seca. Após ser triturada, cana de açúcar, milho ou sorgo, são colocados em vala sem ar para serem conservados até a época de estiagem. 

O alimento é uma alternativa para os pequenos produtores rurais alimentarem seu rebanho quando há escassez de pastagens. De acordo com o Secretário de Agricultura, Cláudio Godoy, os dois tratores que fazem serviços na zona rural foram enviados pelo Governo Federal para atender os pequenos produtores.

“Uma das missões da nossa secretaria é fomentar a produção agrícola, a pecuária e o abastecimento. Por isso, temos que atender as demandas dos pequenos produtores,  que são responsáveis por grande parte da produção de alimentos para a nossa cidade. Nossa secretaria tem auxiliado todas as pessoas que se enquadram nos quesitos exigidos para receber esse atendimento”, contou Cláudio Godoy.

Na região do “Sapé” existem dois tratores e uma carreta que prestam serviços para pequenos produtores. A siladeira usada para fazer o silo é de um dos produtores que cedeu o maquinário para a comunidade. Após os produtores daquela localidade serem atendidos, o maquinário irá se deslocar para outras regiões de Caldas Novas. A sequência obedece a cronograma pré-determinado de atendimento público A previsão é que o maquinário preste serviço na região até o início da próxima semana.

O Secretário de Agricultura afirmou que os produtores de baixa renda que necessitem do apoio da secretaria podem apresentar solicitação a qualquer momento. Segundo o secretário é necessário que sejam pequenos produtores rurais, de baixa renda, e que não possuam maquinário próprio. “Nesses casos nós atendemos apenas os pequenos produtores rurais, porque os grande produtores já tem um trator em sua fazenda. Nosso foco é o pequeno agricultor, pois ele não tem condições de fazer um silo sem a ajuda da prefeitura ou algum vizinho. Nosso trabalho é esse fomentar e incentivar a produção agropecuária”, contou o secretário Cláudio Godoy.

Para solicitar serviços à Secretaria de Agricultura é necessário que o produtor rural encaminhe documentação por escrito, via ofício, para agendamento do serviço. Mais informações podem ser obtidas na secretaria pelo telefone (64) 3454-6854.
Compartilhe este artigo: :

0 comentários :

Indique um amigo!

Usuarios ONLINE

contador gratuito de visitas

.

.

.

.

.

.

FRANGO BOM

FRANGO BOM

.

Departamento de Jornalismo

Departamento de Jornalismo
RÁDIO DIFUSORA 950 AM

ITUMBIARA 2016

ITUMBIARA 2016

.

.