OUÇA PELA RÁDIO DIFUSORA DE ITUMBIARA "PLANTÃO POLICIAL" APRESENTAÇÃO JULIANO MORAIS !!!!!!!!
Home » » Bolsa Família capacita profissionais de saúde dos programas de atenção básica

Bolsa Família capacita profissionais de saúde dos programas de atenção básica

Postado Por: Unknown As quarta-feira, 6 de março de 2013 | 17:44:00


Programa visa oferecer informações para diagnóstico de doenças e deficiências alimentares. Caldas Novas reuniu agentes de saúde da região sul de Goiás

 


A Coordenação Estadual do Programa Bolsa Família e a Coordenação Municipal do Cadastro Único realizaram em Caldas Novas curso de capacitação dos profissionais da saúde envolvidos nos programas de atenção básica.

O público alvo são médicos e enfermeiros do Programa Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde. A qualificação foi ministrada no auditório do Hotel Boulevard nos dias 4 e 5 de março.

O Cadastro Único é o meio de se cadastrar no programas sociais do Governo Federal, entre eles, o Bolsa Família.  Por ser gerido pelos municípios, a gestão do Cadastro Único e sua coordenação são interligados à Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Ação Social e Secretaria Municipal de Educação e Tecnologia. A coordenação do Programa Bolsa Família também é exercida pelo município.

Deficiências alimentares

O curso oferecido em Caldas Novas tem como objetivo capacitar os profissionais para atuar no “Programa de Alimentação, nutrição e suplementação de ferro”, e “Programa Bolsa Família na Saúde”, ambos do Governo Federal.

Com o curso, os agentes comunitários de saúde e os outros profissionais da área irão aprimorar conhecimentos para analisar a situação alimentar das famílias. Desta forma, será possível identificar causas de desnutrição infantil, monitorar a obesidade das famílias e outras deficiências alimentares.

De acordo com a Coordenadora do Cadastro Único, Vanessa Rodrigues de Oliveira, o foco principal foi treinar os profissionais para coletar corretamente informações sobre a alimentação, o que pode facilitar qualquer diagnóstico médico.

“Dentro do Programa Bolsa Família existem ramificações de acompanhamento da alimentação das famílias. Os agente comunitários visitam as famílias, pesam os membros da família e todos esses dados são computados, por isso é preciso que eles saibam identificar qualquer situação, para, nos casos necessários, encaminhar para atendimento médico. As crianças que precisam de complementação de ferro, por exemplo, são encaminhadas para o médico para que seja receitado o complemento”, afirmou a Coordenadora.

A Coordenadora Estadual do Programa Bolsa Família, Maria Janaína Cavalcante, afirmou que devido à complexidade do trabalho, é necessário que os profissionais recebam a reciclagem e orientações específicas. “Todos os profissionais da área são altamente capacitados, mas o Programa Bolsa Família precisa ter um foco especial no atendimento das famílias quanto à alimentação e nutrição. Por conta disso, cada agente de saúde, médico e enfermeiro têm um papel fundamental, pois ao lidar diretamente com as famílias, poderão identificar os principais problemas alimentares”, contou Maria Janaína.

Curso segue diretrizes do Governo Federal

De acordo com a Coordenação Estadual do Programa Bolsa Família, a realização do curso deve-se às diretrizes do Governo Federal. “Estamos tentando trazer esse curso para Caldas Novas, há cerca de um ano, mas ainda não havíamos conseguido parcerias para isso. Ficamos surpresos que, logo no início do ano, a capacitação seja uma realidade”, contou Maria Janaína Cavalcante.

Além de profissionais de Caldas Novas, os municípios de Morrinhos, Rio Quente e Corumbaíba enviaram representantes. O curso foi ministrado pela Coordenadora Estadual do Programa Bolsa Família, Maria Janaína Cavalcante, a Coordenadora Municipal do Cadastro Únicos, Vanessa Rodrigues de Oliveira, a Coordenadora da Atenção Básica de Saúde, Ana Cristina de Souza e Coordenadora do Programa Bolsa Família na Saúde, Flávia Cristina Rodrigues Gonçalves. O Secretário de Saúde, Mauro Henrique Palmerston, acompanhou a abertura do curso no dia 4 de março. 
Compartilhe este artigo: :

0 comentários :

Indique um amigo!

Usuarios ONLINE

contador gratuito de visitas

.

.

.

.

.

.

FRANGO BOM

FRANGO BOM

.

Departamento de Jornalismo

Departamento de Jornalismo
RÁDIO DIFUSORA 950 AM

ITUMBIARA 2016

ITUMBIARA 2016

.

.