OUÇA PELA RÁDIO DIFUSORA DE ITUMBIARA "PLANTÃO POLICIAL" APRESENTAÇÃO JULIANO MORAIS !!!!!!!!
Home » » Endesa Cachoeira comemora seus 15 anos

Endesa Cachoeira comemora seus 15 anos

Postado Por: Unknown As sexta-feira, 14 de setembro de 2012 | 15:40:00



A Endesa Cachoeira, hidrelétrica do grupo Endesa Brasil, comemora, no próximo dia 14 de setembro, seu aniversário de 15 anos. Para celebrar a data, a empresa preparou uma série de eventos para os funcionários da usina e também para a população de Cachoeira Dourada de Goiás, alinhados a sua política de responsabilidade social.
Na manhã do dia 14, os colaboradores serão recepcionados com um café , terão oportunidade de plantar 15 mudas de Ipês coloridos e de participar de um campeonato esportivo entre os funcionários no clube da Associação dos Empregados de Cachoeira Dourada (AECD). Logo após, no Colégio Estadual Inácio Pinheiro Paes Leme, serão inaugurados o Refeitório e o Espaço de Desenvolvimento da escola, fruto da parceria entre a Endesa Cachoeira e a Secretaria de Educação de Goiás. Com esta ação, a empresa chega a marca de quatro refeitórios construídos em cinco escolas de Cachoeira Dourada, demonstrando seu apoio à educação do município.
O encerramento do dia do aniversário será feito pela Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, com uma apresentação especial para funcionários e convidados da usina às 20hs, no Ginásio de Esportes de Cachoeira Dourada de Goiás, localizado na Avenida Osmar Garcia, s/nº. A Endesa Cachoeira apoia a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás desde 2009, possibilitando a formação profissional de mais de 180 músicos. Além de ter beneficiado cerca de 7 mil pessoas com as apresentações “Concertos Didáticos”, realizados desde 2009 em cidades de Goiás. O projeto culminou na primeira turnê internacional do grupo, em novembro, por cinco cidades da Espanha (Barcelona, Lleida, Girona, Granada e Vila-Seca).
As apresentações da Orquestra pela Espanha emocionaram o público não somente pelo desempenho dos jovens que dedicam suas vidas à música clássica, mas também por uma iniciativa inédita: a arrecadação de 7 mil toneladas de alimentos que eram entregues pelos convidados na entrada dos espetáculos. Os itens foram doados a bancos de alimentos das cidades onde a Orquestra se apresentou. O apoio da Endesa Cachoeira à Orquestra fomenta a democratização do acesso dos cidadãos, principalmente de jovens e crianças, à música clássica.

Investimentos na região
O programa de responsabilidade social corporativa da Endesa Cachoeira está baseado no tripé da sustentabilidade que abrange os aspectos sociais, econômicos e ambientais. A empresa tem na educação de crianças e adolescentes seu foco de atuação, apoiando iniciativas voltadas para os vários aspectos de ensino. Há mais de 10 anos, a Endesa Cachoeira vem apoiando diversos projetos na região sempre com parceiros locais.
A empresa está fechando mais uma parceria com o Senai para oferecer cinco cursos profissionalizantes para 125 pessoas dos municípios da região da usina. As turmas oferecidas serão de mecânico de automóveis, mecânico de manutenção industrial, eletricista automotivo, soldador arco elétrico processo eletrodo revestido e costureiro industrial e a previsão é que as aulas tenham início ainda este semestre.
A parceria da Endesa Cachoeira com o Senai existe desde 1998 e já beneficiou mais de mil pessoas. Em abril de 2012, 144 alunos formaram-se em cinco cursos profissionalizantes oferecidos à comunidade local com o apoio da companhia. Entre os beneficiados, estavam os formandos dos das turmas de padeiro; salgado e folhado; confeiteiro; costureiro industrial e informática, montagem e manutenção de computadores, mecânico de refrigeração e climatização domiciliar.
As turmas de padeiro, confeiteiro e salgado e folhado integraram o “Mão na Massa”, projeto que recebeu doação da Endesa Cachoeira e da Prefeitura Municipal de Cachoeira Dourada de Minas para construção de uma mini panificadora na região, inaugurada também no mês de abril e é considerada uma referência em panificação para a comunidade.

Instituto Novo Goiás - INGO

No decorrer dos anos, muitos foram os investimentos realizados pela Endesa Cachoeira para melhorar a qualidade da comunidade local. Um exemplo claro disso é a parceria com o Instituto Novo Goiás. Os investimentos da empresa na instituição começaram em 1998 e, com o passar dos anos, a escola– uma das primeiras da rede municipal de Cachoeira – tornou-se referência em educação no Estado, conseguindo levar alguns alunos pela primeira vez às melhores universidades de Goiás. Em 1998, quando a Endesa Cachoeira começou a aportar recursos no Ingo, a escola tinha 230 alunos. Hoje, atende a mais de 600 crianças e adolescentes com idades entre 3 e 17 anos.

Entre as iniciativas realizadas em parceria com a empresa, destacam-se ainda as atividades ambientais – como trilhas ecológicas e plantio de mudas e horta escolar –, palestras para os alunos e cursos de capacitação para os professores. O último investimento da empresa no Instituto foi a construção de um parquinho que será doado ao Ingo e inaugurado em dezembro. Na obra, foram investidos R$ 21,5 mil para construção e ampliação do parque, que vai beneficiar alunos do maternal ao 5º ano (3 a 11 anos).


· Rede do Bem

A Endesa Brasil, empresa controladora da Endesa Cachoeira, lançou, em março desse ano, um programa único de voluntariado para as suas empresas. O ‘Rede do Bem’ foi criado depois que uma pesquisa interna identificou que 98,6% dos colaboradores manifestaram interesse em participar de ações sociais.

O projeto inclui, além de campanhas de solidariedade e ações educativas, reformas de escolas, abrigos, creches e outras instituições por meio de mutirões voluntários de colaboradores das empresas no Rio de Janeiro, Ceará, Goiás e Rio Grande do Sul, locais onde estão localizadas as sedes das companhias da Endesa Brasil. Para participar, a empresa doa um dia de trabalho do colaborador voluntário.
Desde a criação do “Rede do Bem”, oito instituições, 300 colaboradores e 2.340 pessoas já foram beneficiadas nas duas ações do programa que aconteceram nas quatro regiões do Brasil onde o grupo tem operações. Em Cachoeira Dourada de Goiás, o programa beneficiou a Escola Estadual Inácio Pinheiro Paes Leme, com a reforma do auditório, e o Instituto Novo Goiás, com um evento que envolveu leitura, contação de histórias e teatro para as crianças, além da revitalização da biblioteca da escola. As duas ações beneficiaram mais de mil estudantes da região.
A gerente de sustentabilidade da Endesa Brasil, Ana Paula Caporal, reforçou a importância de um programa de voluntariado único no grupo: “As empresas da Endesa Brasil já tinham iniciativas de voluntariado, o que o programa fez foi reunir tudo em um único guarda-chuva. Com grande aceitação dos funcionários, o ‘Rede do Bem’ tem como objetivo angariar mais voluntários, gerando uma energia mais positiva e, consequentemente, mais força para os nossos projetos nas comunidades”, afirmou Ana Paula.


Sobre a Endesa Cachoeira

Geradora hidrelétrica, a Endesa Cachoeira – Centrais Elétricas Cachoeira Dourada S.A. está instalada no Rio Paranaíba, em Cachoeira Dourada, no Estado de Goiás. Criada na década de 1950 e constituída como sociedade anônima de capital fechado, foi adquirida em 1997 pela Endesa, que possui 99,6% de seu capital.
Com 658 MW de capacidade instalada, a usina gerou 3.184,8 GWh de energia em 2011, atendendo clientes livres, comercializadoras e distribuidoras de energia de todo o Brasil. Para se ter uma ideia, essa energia é suficiente para abastecer uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes.
Sobre a Endesa Brasil


Uma das cinco maiores empresas privadas do setor elétrico brasileiro, a Endesa Brasil é uma holding de companhias que atuam em distribuição, geração, conversão e transmissão de energia. Além da Endesa Cachoeira, controla duas empresas de distribuição (Ampla, no Estado do Rio de Janeiro, e Coelce, no Estado do Ceará), a termelétrica Endesa Fortaleza (instalada em Caucaia, no Estado do Ceará) e a conversora e transmissora Endesa Cien, com unidade em Garruchos, no Estado do Rio Grande do Sul.

Por meio da Enersis, a Endesa Brasil é controlada pela Endesa S.A., a maior empresa de energia da Espanha e principal companhia privada de energia da Península Ibérica e da América Latina, com ativos em oito países (Espanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Marrocos, Peru e Portugal). A Endesa S.A., por sua vez, tem 92% de seu capital detido pela Enel SpA, maior companhia elétrica da Itália e a segunda maior da Europa em capacidade instalada, com operações em 40 países de quatro continentes.
Compartilhe este artigo: :

Indique um amigo!

Usuarios ONLINE

contador gratuito de visitas

.

.

.

.

.

.

FRANGO BOM

FRANGO BOM

.

Departamento de Jornalismo

Departamento de Jornalismo
RÁDIO DIFUSORA 950 AM

ITUMBIARA 2016

ITUMBIARA 2016

.

.