OUÇA PELA RÁDIO DIFUSORA DE ITUMBIARA "PLANTÃO POLICIAL" APRESENTAÇÃO JULIANO MORAIS !!!!!!!!
Home » » Operação fiscaliza criadores e apreende 194 pássaros

Operação fiscaliza criadores e apreende 194 pássaros

Postado Por: Web Rádio Cidade Gospel As terça-feira, 14 de maio de 2013 | 10:05:00


Operação da Semarh apreende 194 pássarosEquipes da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e do Ibama apresentam o balanço final da Operação Trinca-Ferro, de combate ao tráfico de pássaros e outros animais silvestres. Trinta criadores amadoristas  foram vistoriados, sendo que 27 estavam irregulares. Foram emitidas 43 atuações no valor de R$ 159.500, referentes a anilhas adulteradas, desatualização no plantel, informações falsas e por dificultar a fiscalização. Foram apreendidos ainda 194 pássaros. A operação ocorreu de 15 a 27 de abril, em em 11 cidades. A ação teve o apoio do Grupo Tático da Polícia Civil (GT3).

Os fiscais vistoriaram criadores em Acreúna, Catalão, Morrinhos, Rio Verde, Trindade  e no Entorno do Distrito Federal (Alexânia, Luziânia, Águas Lindas, Cidade Ocidental, Novo Gama e Valparaíso de Goiás). A operação ocorreu após análise dos dados declarados no Sistema de Cadastro de Criadores Amadoristas de Passeriformes (Sispass), e por denúncias dos próprios criadores amadoristas referentes à declaração de nascimento e transferências.
Na maioria dos casos, essas informações foram inconsistentes e não conferiram com a realidade. Dessa maneira, as equipes verificaram se ocorreu adulteração das anilhas para regularizar espécimes capturados na natureza já adultos, uma vez que o anilhamento deve ocorrer até sete dias após o nascimento.
Operação Trinca-Ferro faz parte das atividades previstas em um Acordo de Cooperação Técnica entre a Semarh e o Ibama, para gestão de fauna. Esse acordo visa cumprir o que foi estabelecido pela Lei Complementar n° 140/2011, onde as responsabilidades de gestão da fauna serão repassadas para o Estado.
Apreensões
A legislação prevê que todas as aves do plantel devem ser apreendidas em casos de irregularidades. Por causa disso, foram apreendidos 194 pássaros, dos quais 92 estavam irregulares e foram depositados no Centro de Triagem (Cetas). Eles serão avaliados para serem reintegrados à natureza.
O restante das aves foi depositado com os próprios criadores. Todos esses criadores foram embargados e estão impedidos de movimentar o plantel até o julgamento dos autos de infração, que pode gerar o cancelamento do registro. Ainda durante a operação, foram apreendidos três papagaios que estavam com pessoas sem licença do órgão ambiental competente.
Trinca-ferro
operação Semarh2O trinca-ferro-verdadeiro (Saltator similis) é uma ave passeriforme (de pequeno porte e dotadas de capacidade canora) da família Thraupidae. O nome advém do bico bastante enérgico e fortificado (o quê deu cunho ao nome “trinca-ferro” e a operação), com cauda diferenciada em tamanho. Essas aves vivem em capoeiras, bordas de matas e clareiras. O canto varia um pouco de região a região, embora mantenha o mesmo timbre. Essa espécie é autorizada para participar de torneios entre os criadores amadoristas, que apreciam seu canto, o que valoriza ainda mais a espécie e provoca um aumento na procura por esse pássaro.
Existem muitos exemplares de trinca-ferro-verdadeiro em cativeiro, mas sua reprodução não é fácil, o que indica que várias dessas aves chegaram ilegalmente dos cativeiros e estão sendo “esquentadas” no criadouro. O grande número de anilhas falsas encontradas na espécie é um indicativo disso. O Ibama e a Semarh vão manter as fiscalizações nos criadores da espécie, uma vez que 90% dos criadores estavam irregulares.
A criação em cativeiro exige autorização dos órgãos ambientais competentes, visto que o pássaro faz parte da fauna brasileira. Àqueles interessados em criar a ave ou outros animais silvestres, é recomendado que adquiram espécimes provenientes de criadouros certificados e anilhados, a fim de evitar o comércio ilegal de animais silvestres.
Brasil
Estima-se que no Brasil são retiradas anualmente da natureza, cerca de 38 milhões de espécimes, sendo comercializados aproximadamente, quatro milhões destes. Neste sentido, sabe-se que os passeriformes representam 80% das espécies utilizadas no tráfico. Atualmente, o Sistema de Cadastro de Criadores Amadoristas de Passeriformes (Sispass), gerenciado pelo Ibama, é o principal instrumento de controle da atividade no País, com aproximadamente 280 mil criadores cadastrados e cerca de dois milhões de aves.
Compartilhe este artigo: :

0 comentários :

Indique um amigo!

Usuarios ONLINE

contador gratuito de visitas

.

.

.

.

.

.

FRANGO BOM

FRANGO BOM

Departamento de Jornalismo

Departamento de Jornalismo
RÁDIO DIFUSORA 950 AM

ITUMBIARA 2016

ITUMBIARA 2016

.

.