OUÇA PELA RÁDIO DIFUSORA DE ITUMBIARA "PLANTÃO POLICIAL" APRESENTAÇÃO JULIANO MORAIS !!!!!!!!
Home » » Centro de Atenção Psicossocial de Caldas Novas promove evento nesta quinta-feira

Centro de Atenção Psicossocial de Caldas Novas promove evento nesta quinta-feira

Postado Por: Unknown As quarta-feira, 22 de maio de 2013 | 17:28:00


População é convidada para conhecer atividades do mês nacional da luta antimanicomial


O CAPS – Centro de Atenção Psicossocial de Caldas Novas, realiza nesta quinta-feira, 23 de maio, palestras em lembrança ao mês nacional da luta antimanicomial. O evento acontecerá na Câmara Municipal a partir das 19 horas. Toda a população está convidada a participar e conhecer o trabalho das duas unidades do CAPS que atuam no município.

De acordo com a diretora de Saúde Mental do CAPS, a psicóloga Hellen Paula Azaff Rezende (foto), o evento é voltado para esclarecer para a sociedade o trabalho prestado pela instituição. Será apresentado para a comunidade as estratégias de tratamento para pessoas com transtornos mentais.

“Essa será a primeira jornada de palestras de saúde mental de Caldas Novas para comemorar o Dia da Luta Antimanicomial. Todos estão convidados a participar e conhecer a filosofia de tratamento de pacientes com transtornos mentais. E também vamos mostrar como a equipe multidisciplinar de profissionais no CAPS trabalha”, salientou a diretora do Centro de Atenção Psicossocial de Caldas Novas.

A programação contará com a palestra com a temática: “Os cuidados aos usuários de álcool e outras drogas na perspectiva dos direitos humanos”, que será ministrada pela Coordenadora da Atenção Integral ao Usuário de Álcool e outras Drogas da Secretaria Estadual de Saúde, Elaine Fernandes da Cunha Mesquita.

A reforma psiquiátrica no Brasil e os Centros de Atenção Psicossocial será abordada pela médica psiquiatra Andréia Cristina Fernandes. Será a segunda palestra da noite, programada para começar às 20h15mim.


Em seguida será realizada mostra cultural e exposição das atividades desenvolvidas pelos pacientes do CAPS em Caldas Novas. Obras de artes e trabalhos manuais serão expostos à comunidade.

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é lembrado todos os anos no dia 18 de maio. A data foi instituída por meio da lei 10.216 de 2001. O objetivo é promover a inclusão social de pessoas com transtornos mentais e mostrar que a internação em clínicas pode ser substituída por tratamentos alternativos.

Sobre o CAPS

Atualmente Caldas Novas conta com o CAPS AD – Silvânia Fernandes, localizado no bairro Nova Vila, que é destinado ao tratamento de pacientes com dependência de álcool e outras drogas. Também existe a unidade CAPS II – Terezinha Melo de Souza, no bairro Itanhangá I, especializado no atendimento dos demais pacientes.

O CAPS é um serviço de saúde mental aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS), local de referência e tratamento para pessoas que apresentam intenso sofrimento psíquico.

Oferece tratamento para pessoas com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e persistentes, uso abusivo de álcool e outras drogas e demais quadros que justifiquem sua permanência em um programa de atenção diária com atendimento personalizado. O objetivo é substituir a internação psiquiátrica, funcionando durante o dia com as portas abertas.

O Centro de Atenção Psicossocial conta com equipe multiprofissional que realiza atividades terapêuticas e comunitárias, visitas domiciliares, atendimento psicológico e psiquiátrico, atividades esportivas e culturais e também busca a reinserção social dos pacientes em tratamento.
Compartilhe este artigo: :

0 comentários :

Indique um amigo!

Usuarios ONLINE

contador gratuito de visitas

.

.

.

.

.

.

FRANGO BOM

FRANGO BOM

.

Departamento de Jornalismo

Departamento de Jornalismo
RÁDIO DIFUSORA 950 AM

ITUMBIARA 2016

ITUMBIARA 2016

.

.