OUÇA PELA RÁDIO DIFUSORA DE ITUMBIARA "PLANTÃO POLICIAL" APRESENTAÇÃO JULIANO MORAIS !!!!!!!!
Home » » ÁLVARO HOMENAGEIA MULHERES NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

ÁLVARO HOMENAGEIA MULHERES NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Postado Por: Unknown As segunda-feira, 11 de março de 2013 | 17:50:00


Comenda Berenice Teixeira Artiaga foi entregue por ocasião do Dia Internacional da Mulher.
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás realizou, hoje, 08, Sessão Especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A iniciativa da sessão é das deputadas Isaura Lemos (PCdoB), Sônia Chaves (PSDB) e Gracilene Batista (PTB). À oportunidade, 82 mulheres foram condecoradas com a Comenda Berenice Teixeira Artiaga, pelos relevantes serviços prestados à sociedade goiana.
Por indicação do Deputado Álvaro Guimarães (PR), foram agraciadas a Secretária Municipal da Educação de Itumbiara Maria Auxiliadora Nascimento e a Procuradora Geral do Município de Itumbiara e Presidente da AMMAI. “Mais uma vez, lamentamos por não podermos homenagear mais mulheres. No entanto, me sinto seguro em dizer que foram indicações acertadas. Por meio destas mulheres, estendo esta homenagem a todas as goianas”, declara o parlamentar itumbiarense.
Durante a solenidade, Isaura Lemos discursou destacando alguns avanços no caminho de ascensão das mulheres, como também questionou alguns aspectos que precisam avançar. “Por que as mulheres não participam como deveriam na política? Isso pode ser explicado por vários fatores, como questões culturais e por serem associadas ao lar”, disse Isaura

A Sessão Especial também contou com a apresentação da cantora Maíra, filha de Isaura Lemos. Ela interagiu com as homenageadas e todos os presentes no Plenário ao interpretar as canções. Várias autoridades estiveram presentes, dentre elas, fazem parte da mesa o subcomandante da Polícia Militar de Goiás, coronel Sérgio do Carmo e Silva; a 1ª tenente Luciana Teixeira Fernandes, representando a Brigada de Operações Especias; o assessor parlamentar Joaquim Lemos Macedo Neto, representando o senador Cyro Miranda (PSDB); o assessor parlamentar Paulo Carneiro, representando o senador Wilder Morais (DEM); o presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás, Maria de Fátima Rodrigues Carvalho; e o coronel Leônidas Dias, representando o Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás.

As homenageadas

CRISTIANE MARTINS COTRIM é natural de Itumbiara, procuradora geral do município de Itumbiara e presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente de Itumbiara, possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1997), especialização em Direito Ambiental e Urbanístico (2010) e é mestranda em Direito Agrário pela Universidade Federal de Goiás, foi professora da Universidade Estadual de Goiás, da FAFICH, da UNIFASC e do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara. Foi coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica do curso de Direito, além de ser membro do Comitê de Ética em Pesquisa da referida instituição de ensino. É presidente da Comissão de Direito Ambiental e membro da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/Goiás, seccional de Itumbiara. Também é conselheira titular do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Itumbiara e secretária do Conselho do Fundo Especial Municipal do Meio Ambiente de Itumbiara e membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba, grupo de trabalhos, Agência e Cobrança.

MARIA AUXILIADORA NASCIMENTO AMORIM acredita que a Educação é o princípio de tudo. Foi professora no Colégio Diocesano e no Instituto Francisco de Assis. Nesta última escola dedicou quase 30 anos de trabalho incluindo o cargo de diretora onde aposentou-se pela rede Estadual, mas continua como presidente dessa escola.
Ainda diretora do Instituto Francisco de Assis foi convidada para assumir a pasta da Educação em 2008 na gestão de José Gomes da Rocha. Decidida, corajosa e empreendedora é conhecida como a demolidora de puxadinhos. Vai buscar recursos onde for possível para oferecer conforto e dignidade e qualidade de vida aos alunos e aos profissionais da Educação.
Como educadora sua busca incessante é no sentido de resgatar a criança, o adolescente o menos favorecido e oferecer-lhe qualidade de vida. Tanto fez que conseguiu implantar na matriz curricular da rede municipal a disciplina Prevenção e Qualidade de Vida.
Ela é membro do Centro Espírita Cézaro Franco e da Comunidade Terapêutica Paulo de Tarso em Castelândia onde também trabalha na busca da recuperação de dependentes Químicos.
Desapegada dos bens materiais, não teve filhos, mas é mãe de quase 12 mil crianças e adolescentes e é para quem os pais entregam seus filhos e confiam na sua educação integral.
2013 – ano de mudança, novo prefeito, novos ideais, mas o ideal da EDUCAÇAO é o mesmo: o ser humano por excelência! Auxiliadora é convidada pelo Prefeito Chico Balla para continuar comandando a Educação de Itumbiara.


História da medalha

A Comenda Berenice Teixeira Artiaga é concedida a mulheres que se destacam na sociedade goiana, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados. A homenagem leva o nome da primeira mulher eleita deputada estadual no Brasil, em 1950. Berenice Teixeira Artiaga assumiu uma cadeira na Assembléia Legislativa do Estado de Goiás depois que o PSD lançou sua candidatura no lugar do marido, Getulino Artiaga, assassinado durante um comício 20 dias antes das eleições.
Na época, a política em Goiás dividia-se entre PSD e UDN, tendo, de um lado, os Ludovicos; e, de outro, os Caiados. O militar e político Getulino Artiaga, ligado a Pedro Ludovico, disputava a reeleição como deputado estadual pelo PSD, quando foi morto. Eleita em seu lugar, Berenice Artiaga reelegeu-se deputada em 1954, fez parte da Mesa Diretora, como Primeira Secretária, entre abril de 1956 e abril de 1957, permanecendo na Assembléia Legislativa até 1958.
Compartilhe este artigo: :

0 comentários :

Indique um amigo!

Usuarios ONLINE

contador gratuito de visitas

.

.

.

.

.

.

FRANGO BOM

FRANGO BOM

.

Departamento de Jornalismo

Departamento de Jornalismo
RÁDIO DIFUSORA 950 AM

ITUMBIARA 2016

ITUMBIARA 2016

.

.