OUÇA PELA RÁDIO DIFUSORA DE ITUMBIARA "PLANTÃO POLICIAL" APRESENTAÇÃO JULIANO MORAIS !!!!!!!!
Home » » Você sabe quem é Robson Lima? (Segundo Jornal Poderes)

Você sabe quem é Robson Lima? (Segundo Jornal Poderes)

Postado Por: Web Rádio Cidade Gospel As terça-feira, 27 de novembro de 2012 | 08:43:00



Po­de­res foi o úni­co jor­nal que te­ve co­ra­gem de di­vul­gar, nas elei­ções de 2008, a ex­ten­sa fi­cha cri­mi­nal do en­tão can­di­da­to Rob­son Sil­va Li­ma (PSB) e aler­tar a po­pu­la­ção de Ca­cho­ei­ra Dou­ra­da de Go­i­ás que o fo­ras­tei­ro é pi­lan­tra e só pre­ten­dia sa­que­ar a pre­fei­tu­ra.
Di­to e fei­to: Rob­son Gam­bá – ele con­quis­tou o ape­li­do após a re­por­ta­gem de Po­de­res so­bre os gol­pes que apli­cou em vá­ri­as ci­da­des de Go­i­ás e de ou­tros Es­ta­dos – foi ex­pul­so da pre­fei­tu­ra pe­la Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal. O afas­ta­men­to é por 90 di­as, mas ele não vol­ta­rá ao po­der.
Réu nu­ma Ação Ci­vil Pú­bli­ca por cri­me de Im­pro­bi­da­de Ad­mi­nis­tra­ti­va, o ex-pre­fei­to po­de ir pa­rar atrás das gra­des. Se não fu­gir an­tes da con­de­na­ção, co­mo já fez em ou­tras re­gi­ões. Per­ce­ben­do que a ca­sa esta­va ca­in­do, Gam­bá já ha­via de­sis­ti­do de dis­pu­tar a re­e­lei­ção.
Gam­bá só fez ma­ra­cu­taia com os R$ 2,5 mi­lhões que em­bol­sa­va na Pre­fei­tu­ra de Ca­cho­ei­ra to­do mês e dei­xa de he­ran­ça pa­ra o po­vo um ras­tro in­ter­mi­ná­vel de cor­rup­ção. A sa­ú­de e a edu­ca­ção fi­cam em pe­ti­ção de mi­sé­ria. O fun­cio­na­lis­mo pú­bli­co es­tá à mer­cê da sor­te e os for­ne­ce­do­res do mu­ni­cí­pio acu­mu­lam pre­ju­í­zos fi­nan­cei­ros.
A úni­ca obra de Gam­bá se re­su­me à cons­tru­ção de uma pra­ça. O pa­ra­dei­ro do res­to da gra­na que ele re­ce­bia men­sal­men­te de­ve ser des­co­ber­to pe­lo Mi­nis­té­rio Pú­bli­co, Tri­bu­nal de Con­tas do Es­ta­do e do Mu­ni­cí­pio e pe­las po­lí­cias Ci­vil e Fe­de­ral. A bem da ver­da­de, Gam­bá era pre­fei­to de di­rei­to; de fa­to, quem man­da­va na pre­fei­tu­ra era uma loi­ro­na ca­dei­ru­da que se apre­sen­ta­va co­mo mu­lher de­le.

Po­de­res avi­sou e Rob­son Li­ma con­fir­mou

Na re­por­ta­gem in­ti­tu­la­da Vo­cê sa­be quem é Rob­son Li­ma?, pu­bli­ca­da em 2008, Po­de­res aler­tou a po­pu­la­ção de Ca­cho­ei­ra Dou­ra­da so­bre os re­ais mo­ti­vos de Rob­son plei­te­ar a pre­fei­tu­ra: ele es­ta­va de olho nos mi­lhões que en­tram to­do mês nos co­fres do mu­ni­cí­pio, já que pos­su­ía uma com­pri­da fi­cha cri­mi­nal por prá­ti­cas de es­te­lio­na­to em ou­tras ci­da­des.
Co­mo o jor­nal avi­sou, o pre­fei­to afas­ta­do di­la­pi­dou a pre­fei­tu­ra, des­vi­ou ver­bas pú­bli­cas, in­clu­si­ve di­nhei­ro de ór­gã­os fe­de­ra­is, a exem­plo do Fun­deb. Ele le­sou o fun­cio­na­lis­mo e os for­ne­ce­do­res, e es­tag­nou o pro­gres­so da re­gi­ão. Gam­bá en­ga­nou a ci­da­de, en­dos­san­do tu­do que o jor­nal afir­mou que ele fa­ria se che­gas­se ao po­der.
A edu­ca­ção foi uma das áre­as mais atin­gi­das pe­la de­so­nes­ti­da­de de Rob­son Gam­bá. Os pro­fes­so­res so­fre­ram com su­ces­si­vos atra­sos de sa­lá­ri­os, in­clu­si­ve atra­so no pa­ga­men­to das fé­rias de ju­lho e de re­tro­a­ti­vos re­fe­ren­tes aos au­men­tos sa­la­ri­ais de 2011 e 2012.
Can­sa­da dos ca­lo­tes de Gam­bá, a ca­te­go­ria en­trou na Jus­ti­ça com uma Ação Cri­mi­nal con­tra a pre­fei­tu­ra. Rob­son Gam­bá des­con­ta­va em­prés­ti­mos con­sig­na­dos nas fo­lhas de pa­ga­men­tos do fun­cio­na­lis­mo, mas não re­pas­sa­va o di­nhei­ro aos ban­cos. A fal­ca­trua re­sul­tou na in­clu­são dos no­mes de ser­vi­do­res em ca­das­tros de pro­te­ção ao cré­di­to ban­cá­rio.

Na mi­ra do MP

No Mi­nis­té­rio Pú­bli­co, o pro­mo­tor de Jus­ti­ça Mar­ce­lo de Frei­tas mo­ve um pro­ces­so por im­pro­bi­da­de ad­mi­nis­tra­ti­va con­tra Rob­son Gam­bá. Ele é réu jun­to com o pre­si­den­te da Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal, Jo­ão Ba­tis­ta de Sou­za, seu fi­el es­cu­dei­ro, e o se­cre­tá­rio mu­ni­ci­pal de Sa­ú­de, Sa­u­lo Oli­vei­ra Ro­dri­gues, que tam­bém re­za­va pe­la car­ti­lha do ex­-pre­fei­to.
A ação vi­sa con­de­nar Gam­bá e seus cúm­pli­ces por não pres­tar con­tas dos gas­tos da pre­fei­tu­ra à Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal e à po­pu­la­ção. Rob­son Gam­bá se jul­ga­va tão à von­ta­de pa­ra pra­ti­car cri­mes que man­ti­nha tran­ca­da a sa­la on­de fi­ca­vam os ba­lan­ce­tes, im­pe­din­do qual­quer fis­ca­li­za­ção. Rob­son Gam­bá é cria do tam­bém de­so­nes­to Lau­ro Ra­mos, um ex-pre­fei­to que em fim de car­rei­ra o es­co­lheu pa­ra pros­se­guir na ma­lan­dra­gem. O pri­mei­ro acor­do en­tre eles era o de ja­mais fis­ca­li­zar os ba­lan­ce­tes. A di­vul­ga­ção de­les po­de pro­vo­car a pri­são tam­bém do ve­lha­co Lau­ro ra­mos.
A que­da de Gam­bá te­ve a par­ti­ci­pa­ção ati­va da Tran­spa­rên­cia Ca­cho­ei­ren­se, Or­ga­ni­za­ção Não Go­ver­na­men­tal que até ago­ra dá mos­tras de fa­zer um tra­ba­lho de con­sci­en­ti­za­ção po­pu­lar im­por­tan­te no mu­ni­cí­pio.
A Tran­spa­rên­cia Ca­cho­ei­ren­se, que man­tém um blog na web, é afi­li­a­da à AMAR­RI­BO – Ami­gos As­so­cia­dos de Ri­bei­rão Bo­ni­to, em São Pau­lo, ao Ins­ti­tu­to de Fis­ca­li­za­ção e Con­tro­le de Bra­sí­lia (IFC), no DF, e à Ar­ti­cu­la­ção Bra­si­lei­ra Con­tra a Cor­rup­ção e a Im­pu­ni­da­de (Abracci).

Por Ed­na San­tos


(Matéria publicada em Poderes na edição 241 – junho de 2008)
Compartilhe este artigo: :

Indique um amigo!

Usuarios ONLINE

contador gratuito de visitas

.

.

.

.

.

.

FRANGO BOM

FRANGO BOM

Departamento de Jornalismo

Departamento de Jornalismo
RÁDIO DIFUSORA 950 AM

ITUMBIARA 2016

ITUMBIARA 2016

.

.