CACHOEIRA DOURADA GOIÁS

História da Cidade 

Cachoeira Dourada teve início em 1938, quando os pioneiros Bernardes e Eurípedes Paes Lemes doaram 40 alqueires de suas fazendas para a formação do patrimônio (denominação usada, até o início do século 20, para designar locais e obras da igreja Católica). Os dois construíram uma capela e logo começaram a surgir casas ao redor, tendo início, assim, o desenvolvimento da cidade.


A origem do nome Cachoeira Dourada tem duas versões. Uma delas é a lenda segundo a qual, logo acima da cachoeira, existia uma ilha transformada em cemitério pelos índios Caiapós. Sepultados dentro de um pote com todos os objetos particulares, os índios tinham suas almas protegidas por um arco-íris formado pelo brilho do sol em contato com a água. Após o sepultamento, os índios pediam para que a cachoeira protegesse seus filhos.

A outra versão diz que o nome Cachoeira Dourada foi escolhido por causa da grande quantidade de peixes que existia no Rio Paranaíba, na época, ao ponto de deixar as águas amareladas.

Cachoeira Dourada era ligada a Itumbiara. O desmembramento aconteceu em 14 de maio de 1982.

 
Formação Administrativa


Distrito criado com a denominação de Cachoeira Dourada, pela Lei Municipal nº 386, de 27-09-1962, no Município de Itumbiara.

Em divisão territorial datada de 31-12-1963, o distrito figura no Município de Itumbiara.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Elevado à categoria de município com a denominação de Cachoeira Dourada, pela Lei Estadual nº 9190, de 14-05-1982, desmembrado de Itumbiara. Sede no Distrito de Cachoeira Dourada. Constituído do Distrito Sede. Instalado em 01-02-1983.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983 (suplemento), o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Gentílico: cachoeirense-do-sul



Fonte: agepel.go.gov.br

Fonte: Biblioteca IBGE


Plantão Policial AO VIVO 15:00hs

Plantão Policial  AO VIVO 15:00hs
Rádio Difusora AM 950 KHZ
PRESOS PELA POLÍCIA CIVIL AUTORES DE FURTO EM BOATE DE GOIATUBA APÓS MORTE DO PROPRIETÁRIO :::::::::Quadrilha é presa suspeita de furtar residências em Goiatuba

TV WEB - ITUMBIARA