OUÇA PELA RÁDIO DIFUSORA DE ITUMBIARA "PLANTÃO POLICIAL" APRESENTAÇÃO JULIANO MORAIS !!!!!!!!
Home » » Festival Gastronômico de São Simão completa dez anos

Festival Gastronômico de São Simão completa dez anos

Postado Por: Unknown As quinta-feira, 26 de março de 2015 | 14:59:00




Delícias da culinária regional, shows de vários estilos musicais, competições esportivas, exposição e comercialização de produtos artesanais reunidos num mesmo evento, durante a Semana Santa, de 3 a 5 de abril. É assim o Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural de São Simão, que em 2015 chega à décima edição consecutiva, levando milhares de turistas para a cidade do Lago Azul, a 363 quilômetros de Goiânia.
Em 2014, São Simão recebeu mais de 30 mil pessoas, movimentando a rede hoteleira local e da vizinhança. Esse ano, a organização espera repetir o sucesso. O prefeito de São Simão, Márcio Vasconcelos, garante que a cidade está preparada para realizar um grande evento e receber da melhor forma possível os visitantes.”O Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural de São Simão chega a sua décima edição em grande estilo. Certamente o maior evento da gastronomia goiana e um dos maiores do gênero no Brasil”, afirma o prefeito. Márcio Vasconcelos ressalta que foram feitos os ajustes necessários para garantir mais conforto aos visitantes, como a ampliação da estrutura do evento.
Cardápio
Como já é tradição, o ingrediente principal do cardápio é o peixe, com destaque para a tilápia em várias versões e receitas variadas. No quiosque da orla do Lago Azul, um grande restaurante será instalado e comandado pelos restaurante Nutrisul e Celina, ambos da cidade de São Simão. A cozinha ganhará o reforço de chefs, auxiliares e equipe de apoio. Serão 120 profissionais, além das coordenações. O resultado é uma grande festa para os que apreciam a boa culinária.
chef de cozinha Emiliana Azambuja empresta seu talento ao festival desde a primeira edição. Esse ano, Emiliana conta com a parceria da experiente chef Beth Alves. “É um privilégio participar de um projeto desde o início e que se tornou referência na gastronomia do Brasil. Plantamos uma história que evoluiu, cresceu e se consolidou”, comemora Emiliana. Segundo ela, os dez pratos mais pedidos das edições anteriores terão lugar no buffet, como a Peixoada, uma feijoada com peixe e legumes que fez o maior sucesso no ano passado.
chef também anuncia novidades. “A cidade e os visitantes esperam novidades e esse ano juntamos as tendências da gastronomia mundial, trazendo para a realidade de São Simão. A tilápia é sempre a estrela. Temos no cardápio, por exemplo, a Tilápia Bem Fumaça, composta de filé de tilápia assada servido com molho de fumaça líquida com sabor de bacon, uma combinação inusitada. A Tilápia Brasuca, outro prato novo, é feita com filé de tilápia a dorê guarnecido com farofa de sardinha feita de farinha de milho, tomate cereja, cheiro verde e azeitonas.

Parceria 
Cozinha Show
A Cozinha Show é uma das grandes atrações de entretenimento do festival. A estrela da oficina, um artista de reconhecimento nacional, prepara uma receita com peixe com o auxílio dos chefs presentes no festival. O âncora faz a interação entre o artista e o público e o telão mostra o passo a passo do preparo da receita especial. Por fim, algumas pessoas são convidadas a degustar e validar o prato idealizado pelo artista. Várias celebridades já participaram do evento, como os atores Thiago Mendonça, Oscar Magrini, Fabiana Carla, Cris Vianna, o cantor Falcão e o chefde cozinha Edu Guedes.
O setor de alimentação fora do lar também tem participação de destaque durante a realização do festival. Bares, restaurantes, quiosques entre outros são incentivados a participar do evento em seu próprio estabelecimento. Eles foram orientados pelo Senac em oficinas de capacitação. O parceiro que adere ao projeto oferece no cardápio um prato à base de peixe. No ano passado, 16 estabelecimentos participaram. Nesta décima edição, o projeto conta com a adesão de novos parceiros.
Esporte
A programação do festival dedica espaço para o esporte com o Campeonato Municipal de Futebol Society e o Campeonato Regional de Truco, que vão acontecer na área de camping da Orla do Lago Azul. A primeira fase competição de futebol society vem sendo realizada nos finais de semana com 24 equipes. A última etapa será disputada no domingo de Páscoa. O Campeonato de Truco começa na manhã do domingo, sem hora para terminar, e reúne participantes de municípios vizinhos e do Estado de Minas Gerais, que faz divisa com São Simão.
Bolo gigante
Os dez anos do festival serão comemorados com um bolo de dez metros. Para fazer o bolo gigante serão utilizados 150 quilos de farinha, 150 dúzias de ovos, 70 quilos de doces para recheio e 45 quilos de cobertura. Uma equipe de seis pessoas está responsável pela preparação da guloseima, que será feita em etapas. A finalização com a montagem e decoração acontece no próprio local do evento. O bolo será distribuído aos presentes logo após o almoço do domingo de Páscoa.
Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural de São Simão é uma promoção da Prefeitura Municipal com realização da Secretaria de Turismo e conta com apoio Câmara Municipal, Governo Federal, Governo de Goiás, Goiás Criativo, Sebrae-GO e setor empresarial de São Simão e região.

Compartilhe este artigo: :

0 comentários :

Indique um amigo!

Usuarios ONLINE

contador gratuito de visitas

.

.

.

.

.

.

FRANGO BOM

FRANGO BOM

.

Departamento de Jornalismo

Departamento de Jornalismo
RÁDIO DIFUSORA 950 AM

ITUMBIARA 2016

ITUMBIARA 2016

.

.