OUÇA PELA RÁDIO DIFUSORA DE ITUMBIARA "PLANTÃO POLICIAL" APRESENTAÇÃO JULIANO MORAIS !!!!!!!!
Home » » Virus tipo 4 pode chegar em Goiás a qualquer momento

Virus tipo 4 pode chegar em Goiás a qualquer momento

Postado Por: Unknown As quarta-feira, 19 de outubro de 2011 | 09:37:00


A Secretaria do Estado da Saúde de Goiás alerta a todos os municípios goianos sobre o risco de epidemia de dengue de grande magnitude pelo vírus DENV4, pois, este sorotipo viral ainda não circulou no Estado, mas no entanto pode chegar a qualquer momento. Portanto, todo cuidado é pouco, a população é susceptível a este vírus.

O sorotipo DENV4 não circulava no Brasil há 28 anos sendo novamente isolado no estado do Roraima em julho de 2010 (Ministério da Saúde, 2010). O caso índice em questão, que reintroduziu esse sorotipo no Brasil, teve como etiologia o vírus procedente da Venezuela, onde o DENV4 circula de forma endêmica há muitos anos. Posteriormente, em janeiro de 2011 foi isolado em Manaus e Belém (Ministério da Saúde, 2011a e 2011b).

De acordo com Ministério da Saúde (2011c), até início de julho, o DENV4 foi isolado em dez estados brasileiros (Amazonas, Roraima, Pará, Piauí, Ceará, Pernambuco, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul). Recentemente, uma matéria na revista Veja, setembro de 2011, publicou que foi isolado o DENV4 no estado de Minas Gerais.

No estado de Goiás, até agosto de 2011, já foram isolados os três sorotipos, DENV1, DENV2 e DENV3, com prevalência do DENV1, 21,11% das amostras analisadas. Somente em 13 (9,4%) municípios dos 140 com transmissão confirmada por laboratório foi identificado o vírus circulante demonstrando falha no monitoramento viral na maioria dos municípios com transmissão. Dois estados que fazem divisa com Goiás, Bahia e Minas Gerais, já isolaram o DENV4, o que aumenta as chances de introdução desse novo sorotipo no estado.

Neste momento é imprescindível intensificar o monitoramento do sorotipo viral circulante em Goiás, principalmente nos municípios turísticos, municípios que fazem divisa com os Estados da Bahia e Minas Gerais e municípios com confirmação laboratorial no último mês.

As estratégias a serem utilizadas para a detecção precoce da entrada do DENV4 em nosso estado de acordo com as normas preconizadas pelo Ministério da Saúde(2009) seguem abaixo:

- Assegurar coleta de material biológico(sangue total) para isolamento viral de todos os casos graves, de casos procedentes de estados com circulação do DENV4 e de casos suspeitos que receberam visitas de pessoas doentes oriundas de estados com circulação do DENV4 apresentando sinais e sintomas compatíveis a dengue, até o 5º dia de doença;

- Realizar busca ativa imediata nos locais prováveis de infecção dos casos índices confirmados por laboratório recentemente, assegurando coleta de material biológico para isolamento viral(sangue total) dos casos novos que apresentam sinais e sintomas compatíveis com dengue.

Fonte: Decom Itumbiara
Compartilhe este artigo: :

0 comentários :

Indique um amigo!

Usuarios ONLINE

contador gratuito de visitas

.

.

.

.

.

.

FRANGO BOM

FRANGO BOM

.

Departamento de Jornalismo

Departamento de Jornalismo
RÁDIO DIFUSORA 950 AM

ITUMBIARA 2016

ITUMBIARA 2016

.

.