OUÇA PELA RÁDIO DIFUSORA DE ITUMBIARA "PLANTÃO POLICIAL" APRESENTAÇÃO JULIANO MORAIS !!!!!!!!
Home » » “Operação resgata 39 trabalhadores em Goiatuba e Vicentinópolis”.

“Operação resgata 39 trabalhadores em Goiatuba e Vicentinópolis”.

Postado Por: Unknown As sexta-feira, 21 de outubro de 2011 | 09:38:00


39 trabalhadores em regime análogo a escravidão foram resgatados durante operação realizada nos municípios de Vicentinópolis e Goiatuba. Os trabalhadores foram contratados para a colheita e transporte da cana-de-açúcar e eram submetidos a jornadas exaustivas de trabalho, com mais de 24h seguidas de labor ininterrupto. A operação foi realizada entre os dias 27 de setembro e 14 de outubro e foi encabeçada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás (SRTE), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (DPRF).
Os trabalhadores ocupavam funções no corte mecanizado da cana, operando máquinas de colheita, tratores e caminhões. O dono da propriedade mantinha apenas duas equipes que se revezavam ora em jornadas de trabalho de 12h (12 de trabalho por 12 de folga), em turnos de revezamento semanais, ora em turnos de 24h (24 de trabalho por 24 de folga). Somadas as horas de percurso, cada trabalhador cumpria de 15 a 27 horas diárias de trabalho.
Os horários de trabalho ultrapassavam em mais de cem por cento as jornadas estabelecidas por lei. Atualmente, todo trabalhador de cumprir 6 horas diárias, em turnos de revezamento, ou 8 horas diárias, em turnos fixos. Apesar de receberem salários, os trabalhadores não recebiam horas extras e nem os descansos semanais remunerados. Segundo os auditores, os trabalhadores já estariam sentindo os efeitos do excesso de trabalho. Pelo menos dois acidentes já teriam acontecido na propriedade, ambos envolvendo motoristas. Em um dos casos, o trabalhador adormeceu ao volante, com o caminhão carregado de cana.
Ele só acordou quando subiu em uma curva de nível. Submeter um empregado a jornadas de trabalho exaustivas é classificado como uma das condições análogas á de escravo. Os auditores do trabalho emitiram 39 guias de seguro-desemprego para cada trabalhador Cada um receberá três parcelas de um salário mínimo cada. Além disso, eles receberão verbas rescisórias que somam R$ 946 mil e encargos sociais (INSS e FGTS).

Fonte: O Popular.
Compartilhe este artigo: :

0 comentários :

Indique um amigo!

Usuarios ONLINE

contador gratuito de visitas

.

.

.

.

.

.

FRANGO BOM

FRANGO BOM

.

Departamento de Jornalismo

Departamento de Jornalismo
RÁDIO DIFUSORA 950 AM

ITUMBIARA 2016

ITUMBIARA 2016

.

.